Confira algumas dicas para não errar na escolha do terreno para construção da casa própria


Na hora de tornar seu sonho de construção da casa própria realidade, o ideal é iniciar a obra com o pé direito, o primeiro passo é a compra do terreno ideal. A tarefa de aquisição do terreno exige cuidado e atenção para evitar problemas. Sendo assim, vão aqui algumas dicas que devem ser analisadas no momento da compra do terreno.

Antes mesmo de comprar o terreno, o ideal é a contratação de um profissional (Engenheiro ou Arquiteto) que realizará a análise do terreno de acordo com o projeto que se deseja construir, esta análise verifica se as características do terreno são ideais para a construção que se deseja fazer.

O maior limitante da realização de um projeto de construção é o terreno pois suas características particulares como insolação, formato, topografia, vento e vistas podem ir na contramão ao projeto desejado. Alguns itens serão analisados pelo profissional na escolha do terreno, são eles:

SOLO – este é um elemento que deve ser verificado com atenção pois cada terreno tem suas características geológicas, sendo formado por mais de um tipo de solo. O ideal antes da realização da construção é que seja realizada uma sondagem no solo do terreno. Existem algumas empresas que são especializadas neste tipo de serviço. Após a análise do solo deve-se contratar um engenheiro calculista que especificará que tipo de fundação pode ser realizada de acordo com o solo do terreno.

INSOLAÇÃO – a incidência do sol sobre o terreno é um fator importante que deve ser levado em consideração no momento da aquisição do terreno, pois uma boa luminosidade e conforto térmico garantem aconchego e valorizam a construção.

TOPOGRAFIA -  a topografia é um dos itens que mais influenciarão nos custos do projeto, assim como, no seu formato. Três são as opções: plano, aclive e declive. Quando não se deseja uma construção com vários níveis o ideal é a aquisição de um terreno plano. Construções que desobedecem a topografia do terreno são mais caras.