Quatro passos para planejar a construção da sua casa dos sonhos


    Se você está pensando em construir a casa dos seus sonhos e não sabe por onde começar vão aqui algumas dicas para te ajudar a alcançar esse sonho. Pensar no projeto de uma casa não é uma tarefa muito fácil como muitos podem imaginar, definir qual a dimensão que lhe atende, quantos quartos, o conceito que será utilizado (moderno, minimalista, contemporâneo) são alguns pontos a serem definidos, sendo assim, algumas etapas são importantes para a definição final do projeto.

1.     1- Terreno – o terreno onde será construído o projeto é muito importante para que as ideias possam ser definidas pois a metragem do terreno, sua inclinação, a posição de incidência do sol, as construções ao lado determinam muitos pontos na concepção do seu projeto. 

2.     2. Criação da ideia – o primeiro passo para a concepção de um projeto é definir quais as suas necessidades, isso ainda na cabeça antes mesmo de colocar no papel, definindo pontos como: qual a metragem ideal que lhe atende, quantos quartos, quantos banheiros, área externa, se terá garagem, quantas vagas, lavanderia.  

3.     3. Elaboração de um rascunho – após a criação da ideia de seu projeto o próximo passo é colocar todas as ideias em um papel, você pode montar uma lista com todos os itens que deseja em seu projeto ou até mesmo desenhar uma planta, desta forma você ajuda o profissional a compreender melhor aquilo que deseja e o que espera do trabalho desenvolvido por ele.

4.    4. Contratação do profissional – o profissional seja ele arquiteto ou engenheiro será responsável não somente pela elaboração da planta baixa mas de todo projeto necessário para aprovação de sua obra na prefeitura de sua cidade. O profissional irá transformar suas ideias e rascunhos em um projeto viável em todos os sentidos desde a melhor forma de utilizar todos os espaços até a usabilidade da casa como iluminação, ventilação e conforto.

    O projeto final é composto não somente pela planta baixa mas também pelos cortes longitudinal e transversal, plantas das fachadas e cobertura, indicação dos equipamentos hidrossanitários e eletrodomésticos.