Toda a Muzema será demolida?


Mais do que identificar, apontar e relacionar apressadamente um ou outro "culpado" pela tragédia que vitimou até agora 17 pessoas, em que 7 dessas perderam a vida, acredito que o mais importante é fazer um esforço para tirar algumas lições e prevenir assim a ocorrência de futuras tragédias.

Inicialmente cabe apontar que a presença de construções irregulares e sem comprovadas condições de segurança não são uma exclusividade da Muzema, da zona Oeste, ou sequer do Rio de Janeiro. Em maiores ou menores proporções as construções irregulares estão presentes em todos os estados da federação e muito provavelmente nos 5570 municípios do Brasil.

Na Muzema, a prefeitura do rio de janeiro encontrou sua tábua de salvação na dificuldade de fiscalização por conta da autuação da milícia e na liminar que proibiu a demolição dos imóveis, mas será que em todas as construção irregulares do rio de janeiro a prefeitura foi impedida de cumprir sua obrigação porque encontrou uma milícia e/ou um Juiz disposto a expedir uma liminar? Acredito que não. O que poderia ser comprovado na própria Muzema. Será que todos os 70 prédios da Muzema possuem alvará para construir e habite-se? Eu tenho minhas dúvidas. 

A situação fica ainda mais complexa porque a prefeitura anunciou que vai demolir os prédios irregulares construídos no entorno do local da tragédia sob o argumento de que estes não apresentam condições adequadas de segurança. Mas e os outros 70 prédios (aproximadamente) construídos na Muzema? Não foram construídos irregularmente? Também não estão colocando em risco a vida dos moradores? Não deveriam ser desocupados e demolidos? 

Vou além! Será que agora a Prefeitura vai desocupar e demolir todas as construções irregulares já interditadas? 




COBERTURA DO DIA 13/04/2019

Prédios desabam no Rio de Janeiro 

UOL - Dois prédios desabaram por volta das 6h30 de hoje na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos quatro pessoas morreram. No início da noite, um adolescente de idade não revelada foi retirado dos escombros. Também morreram soterrados Raimundo do Nascimento, 40, e um garoto não identificado. Outro homem, Cláudio Rodrigues, foi socorrido, mas morreu à tarde.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/04/12/predios-desabam-no-rio-de-janeiro.htm?cmpid=copiaecola


G1 - As buscas por desaparecidos na Muzema entram hoje no segundo dia. Treze pessoas são consideradas desaparecidas no local onde os dois prédios desmoronaram. Bombeiros retiram mais dois corpos de escombros na Muzema; vai a 7 o número de mortos. Corpos são de um homem e de uma mulher, ainda não identificados. Treze pessoas são consideradas desaparecidas; dez foram resgatadas com vida. - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ao-vivo/predios-desabam-na-muzema-rio.ghtml



Comentários