Precisa fazer projeto/ cálculo estrutural para construir?

Antes de qualquer opinião sobre o tema é importante conhecer o que é o projeto estrutural, que assim como qualquer projeto, trata-se de um planejamento em que seu foco está direcionado ao dimensionamento dos elementos de suporte da construção, ou seja, entre tantos projetos, este é o que está preocupado com a segurança da estrutura, sua estabilidade, sua durabilidade e também sua apresentação.  Para se construir de forma econômica e sustentável, quanto mais profissionais envolvidos melhor será, e o engenheiro projetista é alguém que você não deve dispensar. Mantenha-o sempre por perto.

 É muito comum, as pessoas construírem casas sem um projeto estrutural alegando que o empreiteiro sabe dimensionar a estrutura, mas o que esses honrados profissionais fazem é usar algumas regras básicas construídas sem rigor cientifico  para dar solução aos desafios apresentados por seus clientes, afinal, eles precisam trabalhar. Mas agora, com o acesso a informação universalizado, está se tornando cada vez mais comum a cobrança pelos clientes de um projeto estrutural assinado por um engenheiro, o que pode ser muito barato do que se imagina, basta me consultar que terei imenso prazer em fazer o orçamento gratuitamente (21) 98198-6559. Inclusive, mantenho preços especiais para empreiteiros, construtores e arquitetos para que ninguém precise se arriscar a acompanhar ou executar uma obra colocando em risco sua vida, de funcionários e clientes.

Sem o projeto estrutural, quem estiver executando a obra vai caminhar em duas direções. Numa irá superdimensionar as vigas, pilares e fundações, e com isso gastar muito mais do que o necessário, encarecendo significativamente a obra e o que acaba saindo mais caro do que a minha contratação para realizar o calculo estrutural. A outra opção é ainda pior, porque nela a estrutura foi subdimensionada e a construção pode vir a ruir, causando até mesmo a perda total do investimento e/ou a perda de vidas humanas.

Veja como ficou a casa da imagem abaixo (três pessoas perderam a vida no acidente):

Antes

Depois
O que é um projeto ou cálculo estrutural? 

É o projeto responsável pela segurança de edificação, através dele se faz o dimensionamento da estrutura que a sustenta (vigas, lajes e pilares), é este o projeto que evita desmoronamento, trincas, queda de revestimentos e afundamento de piso.

Através de cálculos específicos e criteriosos o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual o tipo de estrutura é a mais  adequada para o seu projeto, pois para cada tipo de terreno e/ou cada tipo de edificação será necessário um tipo específico de estrutura. 

O projeto ou cálculo estrutural é muito importante não somente para garantir a sua segurança e a economia da obra, mas também porque algumas prefeituras exigem que se faça menção da solução proposta para as fundações em virtude do tipo de terreno em que será construída e se não tiver essa informação seu projeto pode ser reprovado.

Independente do tipo de terreno, sendo plano, com grande aclive ou declive, e do número de pavimentos da sua construção, do tipo de construção, é importante contratar um projeto ou cálculo estrutural para garantir sua segurança física e financeira. 

Conseguiu perceber a importância de um projeto ou cálculo estrutural? 
Gostou da leitura? Comente, compartilhe com a gente o que achou.

Comentários

Postagens mais visitadas