Passo a passo para construir sua casa dos sonhos

Etapa 1: Terreno
A primeira coisa a fazer é comprar o terreno. Se você já tem, ótimo, senão é necessário observar alguns detalhes importantes. O terreno é o norte da sua construção e ele irá de certa forma determinar algumas dificuldades ou facilidades na construção.

Etapa 2: Projeto e documentação
O projeto é a etapa de planejamento da construção onde você ira determinar o tamanho a obra, quantidade de dependências, pavimentos, entre outros fatores. O ideal é você contratar um arquiteto que irá lhe ajudar na definição do projeto e ele será também responsável pela criação do projeto arquitetônico, do projeto elétrico, hidráulico e outros que se fizer necessário. Ainda assim você precisará também de um engenheiro para fazer o cálculo estrutural da obra. Depois de tudo pronto o profissional que você contratou deverá submeter o projeto à aprovação na prefeitura da sua cidade. 

Esta etapa é importantíssima porque é nela que você poderá prever inúmeros desafios que vão atravessar o seu caminho. NUNCA, NUNCA MESMO, CONSTRUA SEM PROJETAR DETALHADAMENTE SUA OBRA.

Em termos diretos, no projeto em vez de construir com tijolos e cimento, você vai construir com com o mouse, e poder antecipar o resultado da sua obra.

Nesta etapa eu poderei ajudá-lo bastante porque me especializei exatamente na área de projetos, e por não manter estruturas caras, como um escritório, secretária etc, posso cobrar valores bem abaixo do valor de mercado. Pode fazer contato que não irá se arrepender. (21 981986559) Whatsapp.

A terceira etapa é a preparação do terreno para a construção, ela envolve basicamente três coisas. A terraplenagem que é o nivelamento do terreno, que pode ser um processo de tirar terra ou de aterrar, dependendo do tipo de desnível do lote. A ligação da água e da energia elétrica.

Etapa 4: Construção do muro
Na quarta etapa é comum ocorrer a construção do muro, mas em alguns casos a construção dele pode atrapalhar a execução da obra, então, este pode ser substituído por muros provisórios (tapume).

Etapa 5: Alicerce e alvenaria da casa
Agora começamos a construção da casa, que inicia pela fundação, devidamente calculada pelo engenheiro estrutural, tarefa que também posso ajudá-lo, afinal, sou engenheiro civil.

A dica desta etapa é você acompanhar de perto o que está sendo feito. Um piso mal colocado no acabamento gera um problema, mas é possível trocá-lo, por exemplo. Já nesta etapa, alguns erros não poderão ser corrigidos depois.

Os problemas mais comuns podem ser:

Paredes tortas. Isto gera problemas com janelas, portas e colocação de móveis planejados, por exemplo.
Paredes fora de esquadro. Isto gera problemas na colocação de pisos, por exemplo.
Construção fora do padrão do projeto. Casa maior ou menor, parede fora do lugar e outros podem gerar problemas com o Habite-se que a prefeitura irá expedir depois da casa pronta.
Entre outros.

Etapa 6: Telhado
Existem vários modelos e materiais utilizados no projeto, que consequentemente envolvem custos diferentes, mas como você investiu no planejamento, essa dúvidas já foram sanadas durante a execução do projeto.

Hoje há uma grande tendência pelo uso dos telhados embutidos que são aqueles que tem uma platibanda de alvenaria em volta e esconde o telhado. A justificativa para seu uso é a possibilidade de usar uma telha mais barata, assim com todo o madeiramento.

Há também a justificativa de ser um projeto arquitetônico mais moderno. Nem sempre ele é mais barato para se fazer, por isso é importante comparar antes o custo de cada um, bem como as vantagens de cada um para a casa.

Etapa 7: Acabamento
O acabamento é sem dúvida a etapa mais trabalhosa, isto porque envolve muitos profissionais, há uma infinidade de opções de produtos e processos, os custos geralmente são altos e tudo isto ao mesmo tempo. Acabamento exige atenção e planejamento para que seu orçamento não estoure. 

Uma boa dica para a etapa do acabamento é visitar regularmente as grandes lojas de material de construção, como a Leroy Merlin, C&C, entre outras. Pela variedade de produtos que elas oferecem e pelas constantes promoções é possível garimpar boas opções de compra de material de acabamento.

Comentários

Postagens mais visitadas