terça-feira, 5 de julho de 2016

Segurança e eficácia nas ações da Defesa Civil: projeto cria uniforme padrão para o setor


O vereador Marcio Garcia (REDE) apresentou projeto de lei que busca pôr fim a um problema antigo da Defesa Civil da cidade do Rio: a falta de um uniforme padrão e definitivo que dê mais identidade à corporação e garanta um trabalho mais ágil e eficaz junto à população. Na matéria, apresentada por Garcia na semana passada no Legislativo, a equipe técnica do parlamentar elaborou os modelos primordialmente nas cores laranja e azul e com vários modelos diferentes, pensados de acordo com a função desempenhada pelo trabalhador. O projeto prevê, também, a criação do emblema da Defesa Civil do Rio.


Um dos modelos de uniforme propostos pelo vereador Marcio Garcia. Foto: Reprodução


O parlamentar destaca que o projeto surgiu da necessidade de proporcionar melhor visibilidade às atividades que são desempenhadas pelo órgão. Ele ressalta que os trabalhadores do setor atuam em cenários em que o agente público deve ser facilmente reconhecido pela população. Isso facilita o acesso destes servidores a áreas onde estão acontecendo, por exemplo, casos emergenciais em que há vidas em risco. A identificação com o uniforme padrão ajudaria na ação do grupo.

O impasse é antigo. A Defesa Civil até possui uma roupa que é usada pelos trabalhadores em ocorrências externas. No entanto, a cada novo governo, as roupas mudam, não tendo uma identidade padrão para o vestuário. Com a regulamentação de um uniforme oficial a ideia é estabelecer essa identidade definitiva.

Pelo projeto de lei, o uniforme, um desejo antigo dos trabalhadores, contaria com alguns modelos diferentes, que seriam disponibilizados de acordo com o setor do agente da Defesa Civil e sua função específica. A roupa seria composta basicamente por duas cores: o azul e o laranja, sendo que esta última faz parte de uma padronagem mundial para identificar as pessoas que atuam em ações de salvamento e Defesa Civil. Uma curiosidade: por essa padronagem, o laranja representa o calor humano e a solidariedade. O azul simboliza a tranquilidade e o equilíbrio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário