quarta-feira, 15 de junho de 2016

Mau negócio: nota de crédito do Rio é rebaixada mais uma vez

Definitivamente, não está fácil pra ninguém. O que dirá para as finanças do Rio de Janeiro? Mais uma vez, o Estado teve sua nota de crédito de longo prazo rebaixada. Desta vez, a classificação negativa veio da agência de classificação de risco Fitch Ratings. A nota passou de A- para BB-. Em maio, a nota do Estado também já havia obtido resultado negativo, só que emitido pela agência Standard & Poors, que passou a classificação de BB - para B -.

Sem perdão: Fitch reduziu a nota do Estado para BB-

A Fitch argumentou que o corte se deve à deterioração da posição de liquidez do Estado, “o que pode levar a novos atrasos no serviço da dívida”. Em comunicado, a entidade informa que “o pagamento de pensões deverá consumir parcela crescente das receitas do Estado, pelo menos nos próximos dez anos”.

Para que este quadro seja revertido, a agência informa que só aumenta a nota de crédito do Estado se o Governo aprovar medidas de sustentabilidade ao sistema previdenciário a longo prazo. A nota de crédito negativa afugenta investidores e causa um clima de instabilidade nos mercados, que prejudica o fechamento de negócios e os investimentos internos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário