Fim de semana violento no Rio: quatro PMs mortos em menos de 48 horas
![]() |
Sargento da PM Vinícius Moreira Eduardo |
O Rio teve um fim de semana violento com os registros de quatro policiais militares assassinados em apenas 48 horas. Segundo as estatísticas oficiais, o número de PMs assassinados este ano já chega a 19 e 78 agentes foram baleados em pontos diferentes do Estado. A última vítima foi o sargento Vinícius Moreira Eduardo, de 38 anos, morto na madrugada desta segunda-feira (14/3) enquanto fazia um patrulhamento em uma comunidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
O soldado Raphael Nogueira Gama Gomes, de 34 anos, foi assassinado no domingo (13), no Santo Cristo, na Zona Portuária. No mesmo dia, o sargento reformado da PM Raimundo Pacheco de Oliveira foi atingido por um tiro na cabeça em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e não resistiu. No sábado (12), o sargento Marcelo Oliveira Tostes, de 45 anos, foi baleado em Muriqui, região da Costa Verde, em uma tentativa de assalto.
O aumento alarmante dos casos de violência na "Cidade Olímpica", em uma rápida análise, reflete o abandono do poder público e a grave crise em que os Estado está mergulhada. O governo tem o dever de lançar um conjunto de ações para conter a criminalidade, no entanto, continua a assistir este cenário de guerra sem nada fazer, sem uma política de segurança eficiente, consequentemente, deixando a população em risco.
Os dados divulgados demonstram o alto nível de risco ao qual os agentes da lei no Rio estão expostos, seja durante o serviço ou em seus locais de moradia, especialmente em áreas de risco. Basta observar as estatísticas de baixas nos quadros das policias civil e militar.