quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“MP EM MAPAS”: Ministério Público fomenta campanha contra Aedes aegypti

O Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP-MPRJ), criou uma nova ferramenta no combate ao Aedes aegypti e às doenças que o mosquito transmite, aderindo de vez à campanha “10 Minutos Salvam Vidas”. Em parceria com os governos do Estado e do Município do Rio, o MPRJ, com o projeto “MP EM MAPAS”, traz periodicamente informações atualizadas sobre o que está sendo feito em cada município fluminense, permitindo diagnósticos mais céleres e precisos para a atuação dos promotores de Justiça e dos gestores de saúde pública.

Esse detalhado mapeamento desenhou-se após reunião entre representantes do MPRJ e do Executivo, na qual foi definido o fornecimento de um fluxo contínuo de informações necessárias ao combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em cada localidade. Esse trabalho integrado faz parte da filosofia do IEP-MPRJ de suporte e orientação aos gestores, com o objetivo de tornar as ações públicas proativas, com soluções rápidas e eficientes, evitando-se litígio e judicialização.

Daqui pra frente, outros boletins periódicos serão divulgados, incluindo também dados de serviços públicos de relevância na batalha contra o mosquito.

Através de mapas, será possível saber, em cada município, as incidências das doenças, notificações de gestantes com exantema (manchas vermelhas na pele), casos notificados de microcefalia, imóveis vistoriados e com vistoria pendente pelas equipes de vigilância em saúde, entre outros números sobre serviços de relevância. 

O primeiro boletim, elaborado pelo IEP-MPRJ e pela Coordenadoria de Apoio Operacional de Saúde do MPRJ, já pode ser acessado na página da instituição (www.mprj.mp.br). Basta clicar no banner localizado à direita da home com a seguinte inscrição: “IEP-MPRJ/Informativos”.

Reprodução



FONTE: ASCOM MP-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário