sábado, 16 de janeiro de 2016

Donos de carros com “zero-emissão” podem ser isentos do pagamento de IPVA

“Zero-emissão”, este é o termo que deve ser utilizado com maior frequência nos próximos anos, no mercado automotivo e de mobilidade urbana. A expressão é referente a um veículo capaz de não emitir gases de efeito estufa durante o seu funcionamento. Somente os autos elétricos são produzidos com estas especificações.

Pegando uma carona nesta tecnologia sustentável, já bem aceita em outros países, o vereador Marcio Garcia apresentou na Câmara o Projeto de Lei 958/2014, que prevê isenção no pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Auto Motores) aos proprietários de carros particulares e comerciais elétricos, híbridos e trólebus (ônibus elétricos).

A ideia é acelerar a matriz de transporte no Rio, tendo em vista benefícios para o meio ambiente e, consequentemente, melhor qualidade de vida da população. De acordo com a matéria, os donos dos veículos elétricos podem ser reembolsados do IPVA. O texto especifica que, nos seis primeiros anos, a devolução deve ser integral.

Além do benefício tributário, o proprietário fica isento do pagamento de pedágio dentro do município e de cobranças em estacionamentos públicos e privados. O PL determina também que, no caso de implantação de sistema de rodizio, estes motoristas têm garantido a circulação nos locais de restrição.


A combustão de um veículo convencional emite monóxido de carbono, substancia altamente nociva à saúde, podendo causar complicações respiratórias e cardiovasculares. 


Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário