quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Bombeiro Civil: votação unânime aprova PL que segue para segunda discussão

O Projeto de Lei (PL) 956/2014, que trata da regulamentação da profissão de bombeiro civil no município do Rio de Janeiro, teve a sua primeira votação favorável na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (22/10). O projeto de autoria do vereador Marcio Garcia (Rede) teve aprovação unânime, mas ainda aguarda por uma segunda votação, que deve acontecer no prazo de 10 e 15 dias.   

Segundo o parlamentar, o principal objetivo da matéria é organizar e estruturar a atuação destes profissionais no Estado. A criação do PL foi uma iniciativa dos próprios bombeiros, que também participaram da formatação do seu conteúdo, durante inúmeras reuniões realizadas com i vereador, representantes do sindicato da classe e especialistas.

Para Garcia, a prática da profissão no município é fragilizada pela ausência de regulamentação específica. Em 2014, foi formada uma frente parlamentar para organizar os encontros com os profissionais, onde foram avaliadas a legislação federal e do executivo estadual, que serviram de base para o PL. 

“A presença do bombeiro civil ainda é artigo de luxo, enquanto deveria ser o ponto de partida para a segurança, com prevenção contra incêndio, e como prioritário para um espaço público”, salienta Marcio Garcia. O vereador destaca ainda que a aprovação da lei representa um avanço cultural e ponto de partida para a implementação de um sistema de prevenção contra incêndios e outros acidentes graves no município.

2 comentários:

  1. Somos 11 mil profissionais na linha de Frente nas prevenções de acidentes e combate ao fogo no Rio de Janeiro e estamos Prontos para atender a Sociedade

    ResponderExcluir
  2. Somos 11 mil profissionais na linha de Frente nas prevenções de acidentes e combate ao fogo no Rio de Janeiro e estamos Prontos para atender a Sociedade

    ResponderExcluir