quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cel Simões pede exoneração



Para nossa surpresa e da imensa maioria dos bombeiros, o Cel Simões pediu exoneração do seu cargo, de outra forma, não é nenhuma surpresa que tenha indica o Cel Alcântara para sua sucessão. A dúvida pairava se o sucessor seria o Cel Jerry (o braço direito) ou o Cel Marangoni, cidadão que ocupou um grande espaço na "política externa" do CBMERJ. 

Isso não significa que o Governador vá aceitar sua indicação, na verdade, o fato do Cel Simões fazer questão de informar sua saída e se apressar em indicar um sucessor ao trono já pode ser considerado indício de que o nome do Cel Alcântara não é concesso ou está acordado com o Governador. Aparenta ser uma estratégia do Cel Simões para manter um dos seus e garantir influência no CBMERJ. 

Outro rastro deixado pelo Cel Simões foi a adoção da estratégia do silêncio. Sem dar qualquer indício de que pediria exoneração, preparou cautelosamente seu último ato como Secretário e pegou TODOS de surpresa, não deixando tempo para a articulação dos opositores. Agora tentará, com esse tempinho a mais que garantiu, convencer o Governador de que não há necessidade de substituir o Cel Alcântara.

Não preciso nem falar que uma gigantesca guerra iniciará pela disputa do cargo de Secretário de Defesa Civil e Comandante do CBMERJ. Muitos Coronéis desesperados já devem estar à procura de seus padrinhos políticos para compor a lista que será analisada pelo Governador. Mesas imensas de negociação envolvendo deputados estaduais e federais, coronéis, líderes partidários e prefeitos, vão se formar na construção de uma proposta política que convença o Governador de o Cel FULANO é a melhor opção.

Nessa disputa o Cel Alcântara sai com muita desvantagem. Sua postura historicamente intransigente, e a intimidade com o Cel Simões atrai a rejeição de um Comando cansado, contaminado, com um péssimo passado e futuro duvidoso.

Nem imagino o que o Governador planeja para o CBMERJ, na verdade, nem sei se ele sabe o que é CBMERJ, mas desejo sorte a todos os concorrentes e que vença o melhor (o que tiver mais "amigos").

Att

Marcio Garcia

Um comentário:

  1. Aposto que essa desvinculação do SAMU apoiada pelo Cmt Geral é que forçou a sua saída precoce!

    ResponderExcluir