segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

GUARDA MUNICIPAL: AGENTES DO SERVIÇO OPERACIONAL X AGENTES DO EXPEDIENTE (ADMINISTRATIVO).

Em razão do recebimento de uma denúncia no gabinete, requeri à Mesa Diretora da Câmara Municipal, na forma do Regimento Interno, que fosse expedido ofício a Guarda Municipal do Rio de Janeiro para que preste informações acerca da diferenciação de serviços e remunerações entre os agentes operacionais e os de expediente (administrativos).



Entre algumas colocações, há o relato de que alguns servidores que são da escala 5 x 2 do seguimento administrativo (das sessões G1 a G5) gozam de certos privilégios e direitos que não são estendidos aos seus colegas 5 x 2 que atuam nas ruas e que o efetivo que atua no seguimento administrativo trabalha de segunda a sexta-feira, tendo direito a ficar de folga em todos os feriados e pontos facultativos durante o ano sob a justificativa de que são do “efetivo administrativo”.

Assim, fiz a Guarda Municipal os seguintes questionamentos:

CONSIDERANDO que os que trabalham como 5 x 2 nas ruas, não tem direito a esse benefício, sendo todos constrangidos a cumprir jornada normal nos feriados e pontos facultativos. Como se não bastasse, o efetivo que atua no seguimento administrativo, quando decide trabalhar nos feriados e pontos facultativos, recebe como hora extra. Já o efetivo das ruas, quando trabalha nesses dias, conta como jornada regular de trabalho.

INDAGA-SE:

1 – Por que o efetivo da Guarda Municipal que atua no serviço operacional (nas ruas), na escala 5x2, trabalhando nos feriados e pontos facultativos, enquanto que os guardas do expediente (administrativo) não trabalham, e quando o fazem, recebem como horas extras?
 
2 – Se todos os servidores prestaram o mesmo concurso, são do corpo operacional e recebem o mesmo adicional de risco, por que o tratamento diferenciado e não remunerar igualmente os guardas do serviço operacional como remunera os que atuam no expediente, nos feriados e pontos facultativos?

11 comentários:

  1. Gostaria de saber Quando que vão dar atenção aos 2000 candidatos esquecidos pelo Sr Prefeito. ESTAMOS DESDE 2013 SEM NOTÍCIA ALGUMA DESTE CONCURSO. Pedimos SOCORRO!

    ResponderExcluir
  2. A guarda parece que não tem comando!!! Nas missões da guarda, digo (O M), assessor do assessor do sub-prefeito manda nos guarda e diz o que o guarda tem que fazer. É uma coisa amadora, um cabide (pessoa que entrou pela janela) mandando no estatutário.

    ResponderExcluir
  3. Caro Vereador a resposta é simples. Tal fato se deu quando um coordenadoty na dúvida ligou para gerencia de pessoal com objetivo de sanar a duvida e um assessor estranho aos quadros entendeu no achismo dele que deveria diferenciar por se tratar de expediente e operacionalidade. Como o Sr mesmo falou, trata-se de servidores com a mesma carga horaria, mesmo concurso, esse mesmo servidor não concursado decidiu a seu bel prazer sem base legal sobre o tema apenas porque ele acha que é assim, somos militares?
    O problema não são os Guardas Administrativos gozarem folga é direito assimcmo o operacional 5x2, todos tem sua importância dentro da instituição Vereador o senhor é bombeiro sabe que a atividade meio dar suporte a fim. O inimigo é outro são os estranhos ao quadro que ainda nos regem com cabeças de celetistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Não existe serviço mais importante que outro e a meu ver a solução é bem simples, remunerando os serviços extras ou dando folga aos agentes q atuam no serviço operacional na escala 5x2.

      Excluir
  4. Parabéns vereador o Senhor me representa!!!

    ResponderExcluir
  5. Vereador, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa e perguntar-lhe: já houve alguma resposta do executivo municipal acerca da questão acima? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Queria parabenizar o vereador pela iniciativa e perguntar: já houve alguma explicação por parte do executivo sobre a questão ventilada? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. e o caso dos inaptos devido a paralisação

    ResponderExcluir
  8. Caro Vereador gostaria de parabeniza - lo e saber qual foi a resposta dada pela GM Rio? Ou isso vai cair no esquecimento?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!!Qual foi a resposta por obséquio?Pois se aproxima mais um feriado e mais uma covardia!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Gostaria de saber qual foi a resposta dada ou isso vai cair no esquecimento, os feriados estão vindo e o Guarda trabalhando... E ai como fica isso?

    ResponderExcluir