GUARDA MUNICIPAL: AGENTES DO SERVIÇO OPERACIONAL X AGENTES DO EXPEDIENTE (ADMINISTRATIVO).

Em razão do recebimento de uma denúncia no gabinete, requeri à Mesa Diretora da Câmara Municipal, na forma do Regimento Interno, que fosse expedido ofício a Guarda Municipal do Rio de Janeiro para que preste informações acerca da diferenciação de serviços e remunerações entre os agentes operacionais e os de expediente (administrativos).



Entre algumas colocações, há o relato de que alguns servidores que são da escala 5 x 2 do seguimento administrativo (das sessões G1 a G5) gozam de certos privilégios e direitos que não são estendidos aos seus colegas 5 x 2 que atuam nas ruas e que o efetivo que atua no seguimento administrativo trabalha de segunda a sexta-feira, tendo direito a ficar de folga em todos os feriados e pontos facultativos durante o ano sob a justificativa de que são do “efetivo administrativo”.

Assim, fiz a Guarda Municipal os seguintes questionamentos:

CONSIDERANDO que os que trabalham como 5 x 2 nas ruas, não tem direito a esse benefício, sendo todos constrangidos a cumprir jornada normal nos feriados e pontos facultativos. Como se não bastasse, o efetivo que atua no seguimento administrativo, quando decide trabalhar nos feriados e pontos facultativos, recebe como hora extra. Já o efetivo das ruas, quando trabalha nesses dias, conta como jornada regular de trabalho.

INDAGA-SE:

1 – Por que o efetivo da Guarda Municipal que atua no serviço operacional (nas ruas), na escala 5x2, trabalhando nos feriados e pontos facultativos, enquanto que os guardas do expediente (administrativo) não trabalham, e quando o fazem, recebem como horas extras?
 
2 – Se todos os servidores prestaram o mesmo concurso, são do corpo operacional e recebem o mesmo adicional de risco, por que o tratamento diferenciado e não remunerar igualmente os guardas do serviço operacional como remunera os que atuam no expediente, nos feriados e pontos facultativos?

Comentários

  1. Gostaria de saber Quando que vão dar atenção aos 2000 candidatos esquecidos pelo Sr Prefeito. ESTAMOS DESDE 2013 SEM NOTÍCIA ALGUMA DESTE CONCURSO. Pedimos SOCORRO!

    ResponderExcluir
  2. A guarda parece que não tem comando!!! Nas missões da guarda, digo (O M), assessor do assessor do sub-prefeito manda nos guarda e diz o que o guarda tem que fazer. É uma coisa amadora, um cabide (pessoa que entrou pela janela) mandando no estatutário.

    ResponderExcluir
  3. Caro Vereador a resposta é simples. Tal fato se deu quando um coordenadoty na dúvida ligou para gerencia de pessoal com objetivo de sanar a duvida e um assessor estranho aos quadros entendeu no achismo dele que deveria diferenciar por se tratar de expediente e operacionalidade. Como o Sr mesmo falou, trata-se de servidores com a mesma carga horaria, mesmo concurso, esse mesmo servidor não concursado decidiu a seu bel prazer sem base legal sobre o tema apenas porque ele acha que é assim, somos militares?
    O problema não são os Guardas Administrativos gozarem folga é direito assimcmo o operacional 5x2, todos tem sua importância dentro da instituição Vereador o senhor é bombeiro sabe que a atividade meio dar suporte a fim. O inimigo é outro são os estranhos ao quadro que ainda nos regem com cabeças de celetistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Não existe serviço mais importante que outro e a meu ver a solução é bem simples, remunerando os serviços extras ou dando folga aos agentes q atuam no serviço operacional na escala 5x2.

      Excluir
  4. Parabéns vereador o Senhor me representa!!!

    ResponderExcluir
  5. Vereador, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa e perguntar-lhe: já houve alguma resposta do executivo municipal acerca da questão acima? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Queria parabenizar o vereador pela iniciativa e perguntar: já houve alguma explicação por parte do executivo sobre a questão ventilada? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. e o caso dos inaptos devido a paralisação

    ResponderExcluir
  8. Caro Vereador gostaria de parabeniza - lo e saber qual foi a resposta dada pela GM Rio? Ou isso vai cair no esquecimento?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!!Qual foi a resposta por obséquio?Pois se aproxima mais um feriado e mais uma covardia!!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Gostaria de saber qual foi a resposta dada ou isso vai cair no esquecimento, os feriados estão vindo e o Guarda trabalhando... E ai como fica isso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas