quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PROJETO DE LEI - MARCIO GARCIA INCLUSÃO DE NOÇÕES SOBRE OSPB E EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA (EMC) NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA.

Projeto de Lei n° 416/2013

O vereador  Marcio Garcia (PR) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei que torna obrigatória a inclusão de noções sobre OSPB e Educação Moral e Cívica (EMC) na disciplina de História, ministrada nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Na justificativa do projeto, ele argumenta que não há nada de errado em exaltar o patrimônio e o amor à nação, mas o objetivo principal é ensinar às crianças noções básicas de cidadania como seus direitos, deveres e respeito ao próximo e também os bons costumes e o conhecimento acerca da divisão político-administrativa do Brasil, desconhecido pela maioria dos jovens brasileiros.

A matéria se encontra na 2ª discussão e aguarda pareceres das Comissões para as emendas apresentadas.

Assessoria de Comunicação (Ascom): Qual a motivação para esse projeto?

R: A motivação veio da constatação de que é preciso formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Conhecer a realidade política é importante para a juventude que, aos 16 anos já pode votar para escolher seu representante.

Assessoria de Comunicação (Ascom): O senhor acha que a extinção dessas matérias mudou o pensamento dos jovens de hoje?

R: Sim. A exemplo de outras ações políticas, a retirada dessas disciplinas da grade obrigatória contribuiu para aumentar a falta de conhecimento político que afeta diretamente a juventude que, com força e irreverência, teve papel preponderante nos movimentos sociais do país. Ainda estamos distantes da realidade , mas essa iniciativa pode ser o primeiro passo para a retomada de uma educação pública de qualidade. É comum a gente ouvir que o jovem de hoje não é politizado mas, neste contexto, é importante lembrar que politização significa, acima de tudo, formação de consciência de direitos e deveres políticos.

3 comentários:

  1. Simplesmente excelente. Falta agora a disciplina defesa civil

    ResponderExcluir
  2. Tempos em que o ensino Público era de qualidade,não que seja culpa dos professores e sim porque não querem população instruída.Ospb,Organização Social e Política Brasileira e Moral e Cívica,onde as escolas particulares perdiam para o Público.

    ResponderExcluir
  3. MARAVILHOSA INICIATIVA!!
    NOSSOS FILHOS E NETOS VAO PODER VOLTAR A TER UMA EDUCAÇÃO MELHOR E MAIS COMPLETA.

    ResponderExcluir