sexta-feira, 15 de agosto de 2014

UPPs: JOVENS POLICIAIS MILITAR NÃO SE "SUICIDEM"


Eu tenho cumprindo o meu objetivo de interagir com os funcionários públicos e além dos Bombeiros Militares, o grupo com o qual tenho mais conversado são os Policiais Militares, sendo que os que trabalham em UPPs são os que mais nos procuram para comentar as inúmeros obstáculos que enfrentam para a execução do serviço.
Em síntese posso destacar que além da questão salarial (eles querem a incorporação da gratificação), as principais reclamações são:
- As deficiências no Curso de Formação de Soldados. Eles consideram a formação muito ruim.
- O fato de terem sido jogados nas comunidades, locais que não conhecem, sem o apoio de Policiais Militares mais experientes (cabos, Sargentos, Subtenentes, ...). Na verdade são jovens inexperientes comandando jovens inexperientes e patrulhando locais que não conhecem, o que facilita as "emboscadas" que já causaram a morte de vários Policiais Militares em UPPs. 
- Problemas com o armamento, sobretudo com os fuzis, que não passam por uma manutenção. Em algumas UPPs os fuzis são passados de uma guarnição para a outra na rendição do serviço. Isso faz com que não funcionem corretamente, ocorrendo "travamentos" após o primeiro disparo.
- A validade dos coletes balísticos e a sua eficiência também fazem parte das reclamações.
- A falta de infraestrutura. Em algumas Unidades de Polícia Pacificadora as bases são contêineres fabricados com materiais que são facilmente perfurados por projéteis de armas de fogo.
Eu discordo frontalmente da opinião do secretário de segurança pública Beltrame que declarou que a morte de um policial é um fato natural.
Nunca aceitarei isso.
Os policiais não foram recrutados, selecionados e formados para serem assassinados em vielas de comunidades ditas "pacificadas", isso em face do descaso do governo estadual.
Os policiais existem para servir e proteger a população, devendo receber a melhor formação possível e ter todas as condições de trabalho adequadas, a começar pelo armamento e pelos equipamentos de proteção individual.
Diante desse quadro, dou um conselho aos jovens Policiais Militares que trabalham nessas precárias condições nas UPPs: 
- NÃO SE "SUICIDEM"
Atuem nas comunidades utilizando como parâmetro o que está preconizado na Nota de Instrução da Polícia Militar 003/2001, que foi republicada no Bol PM número 176 de 19 de setembro de 2012.
A NI pode ser acessada no site da PMERJ. 
Ela não trata diretamente do patrulhamento em UPPs, ela regula o desenvolvimento de ações policiais militares durante o dia e durante a noite em áreas críticas, como comunidades carentes onde existam traficantes, ou seja, se adapta a situação que vocês vivenciam.
A seguir publico na forma de imagens trechos importantes:






Por exemplo, se vocês não aprenderam a incursionar adotando as "condutas de patrulha", cobrem esse ensinamento antes de se arriscarem em incursões onde serão sempre alvos fáceis, como tem ocorrido.
Exijam armaneto que funcione, ou seja, que passe por manutenção regulramente.
Vocês são heróis, mas a população e a família de cada um de vocês precisam de vocês vivos.
Basta de viúvas de Policiais Militares recebendo bandeiras do Brasil para levarem para suas casas em "troca" dos seus esposos que acabaram de sepultar.
Disciplinadamente, cobrem dos seus superiores o cumprimento das normas.
Caso sejam reprimidos por exigirem seus direitos, compareçam ao meu gabinete, adotaremos todas as medidas para salvaguardá-los.
- NÃO SE "SUICEDEM".

Um comentário:

  1. EU VOU ALÉM . ESTE TIPO DE POLICIAMENTO UPP NO RJ SÓ DARIA CERTO SE TIVÉSSEMOS BANDIDOS AMADORES . ISTO ACONTECIA NA DÉCADA DE 80. AGORA NÃO, O QUE SE TEM SÃO TRAFICANTES PROFISSIONAIS ORIUNDOS DO EXÉRCITO. A TESE QUE SE TINHA COLOCAR RECRUTA PARA NÃO CONTAMINAR COM OS VETERANOS FOI POR AGUÁ ABAIXO. NINGUÉM PODERIA PREVER ( QUE OS MILIANTES NÃO SAIRIAM, ARMARIAM EMBOSCADA E SE ESCONDERIAM DO MORRO ?? E A MIGRAÇÃO ??? QUEM INVENTOU ESTE PROJETO UPPS NÃO CONHECIA O RJ??) QUE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO PM PODERIA SER NÃO MORRER E NÃO A BOA CONVIVÊNCIA COM A COMUNIDADE ???
    FICA PRA POPULAÇÃO QUE OS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DO ESTADO SÃO AMADORES E OS PROFISSIONAIS SÃO OS BANDIDOS.

    ResponderExcluir