QUAL A FINALIDADE DAS CÂMERAS DAS VIATURAS DA POLÍCIA MILITAR?



Ontem, eu assisti horrorizado as imagens exibidas no programa Fantástico onde aparecem dois jovens Policiais Militares, dois Cabos PM, possivelmente recrutados, selecionados e formados no governo Cabral-Pezão, cometendo ações inteiramente opostas ao servir e proteger à população, a missão síntese do Policial Militar.
As imagens deixam claro que os fatos foram pontuais, produto das mentes dos dois envolvidos, que resolveram praticar os atos criminosos inclusive diante das câmeras da viatura.
É difícil entender o que levou Policiais Militares a agirem de forma tão condenável.
Diante dessa verdade, não podemos culpar o governo, mas podemos cobrar explicações pelo fato das câmeras não serem monitoradas de forma eficiente.
Sim, as câmeras serviram para produzir as imagens que irão alimentar o inquérito policial instaurado para apurar os fatos, mas o ideal é que existisse um monitoramento que evitasse que o fato acontecesse.
Quem assistir a reportagem (Link) constatará que a guarnição é chamada através do rádio e não responde (os PMs estavam fora da viatura) e nem isso fez com que ocorresse um monitoramento direto das imagens das câmeras das viaturas.
Isso leva a crer que o monitoramento das imagens não tem ligação com o controle das viaturas que estão empregadas no policiamento.
As câmeras não devem servir apenas para responsabilizar Policiais Militares que pratiquem atos criminosos ou criminosos que pratiquem atos contra os Policiais Militares, as câmeras devem servir para evitar que esses atos sejam praticados.


Comentários

Postagens mais visitadas