segunda-feira, 28 de abril de 2014

MOBILIDADE URBANA: INVESTIR EM CICLOVIAS É URGENTE NO RIO DE JANEIRO




A mobilidade urbana é uma preocupação crescente nas grandes cidades que não foram devidamente planejadas ao longo do seu crescimento populacional para permitir que a população circulasse com a necessária facilidade.
O Rio de Janeiro padece desse mal, pois não investiu adequadamente nos transportes públicos, principalmente no transporte através de trens e do metrô, sendo saturada com transportes coletivos feitos em ônibus.
O trânsito no Rio é caótico.
Atualmente, a prefeitura tem investido na realização de obras para a implantação de transportes públicos dos tipos BRT e VLT para tentar minimizar os problemas, mas como as obras estão sendo realizadas sem a necessária preocupação com a atual mobilidade urbana, no intuito de promovê-la no futuro por meio dessas obras, a prefeitura tem provocado o inverso: a imobilidade urbana. Uma paralisação que se materializa nos intermináveis congestionamentos que se espalham diariamente por toda cidade maravilhosa.
A população espera que ao final das obras, após tanto desconforto, os resultados sejam positivos.
Infelizmente, na direção da melhor mobilidade urbana não temos assistido a ampliação da nossa rede de ciclovias com a velocidade necessária, um aumento que além de melhorar a mobilidade, trás o ganho significativo em saúde para seus usuários.
A rede de ciclovias tem que ser ampliada para que tenha capilaridade por toda cidade e não apenas na Zona Sul e no Centro.
Investir em ciclovias é urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário