sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

POR QUE A POLÍCIA FEDERAL DO RIO TEVE O PIOR DESEMPENHO DO PAÍS?



A Polícia Federal faz uma avaliação de desempenho em cada estado segundo critérios estabelecidos pela corporação que integram o Índice de Produtividade Operacional (IPO). No ano passado a Polícia Federal que atua no estado do Rio de Janeiro teve o pior desempenho entre os estados, a primeira colocada foi a Polícia Federal de Roraima.
Diagnosticado o desempenho, o momento é de descobrir as suas causas, pois certamente os Policiais Federais do Rio de Janeiro tem igual qualificação e valorização dos que atuam nos outros estados.
Sem ter o ferramental para fazer essa avaliação interna corporis, pelo menos conhecemos a realidade da segurança pública no Rio de Janeiro e podemos imaginar as enormes dificuldades que os Policiais Federais enfrentam para cumprirem as sua missões no estado.
Não podemos esquecer que o sucesso na área da segurança pública passa pela integração entre as instituições envolvidas: Polícias Federal, Civil e Militar.
O sucesso no cumprimento das missões de uma instituição contribui para o sucesso das outras instituições.
O sucesso na prevenção desenvolvida pela Polícia Militar, facilita o trabalho investigativo das Polícias Federal e Civil. Por sua vez, o sucesso nas investigações e na prisão de criminosos por parte da Federal e da Civil, facilitam a prevenção da Polícia Militar.
Diante dessa realidade, não podemos deixar de incluir na avaliação da Polícia Federal a situação de insegurança pública que vivenciamos no Rio de Janeiro, pois isso contribui de forma negativa para a atuação das três instituições.
O fracasso do governo Sérgio Cabral na gestão da segurança pública, sem dúvida, reflete no desempenho da Polícia Federal no Rio de Janeiro, assim como, no desempenho das Polícias Civil e Militar.
Isso é fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário