terça-feira, 7 de janeiro de 2014

VOTO IMPRESSO - QUAL É A SUA OPINIÃO ?



As urnas eletrônicas têm sido alvo de denúncias e de falta de credibilidade. É impressionante o número de pessoas que comentam comigo no dia a dia que não sentem confiança nas urnas eletrônicas, sobretudo porque elas não podem ser auditadas.
A figura contida nesse breve artigo apresenta uma alternativa: o voto imprenso.
Qual é a sua opinião?

4 comentários:

  1. Fica muito claro pra quem tem uma noção mínima de informática, que esse sistema nao é confiável. Se fosse, os países de primeiro mundo seriam os pioneiros nesta tecnologia. Dizer que o Brasil é pioneiro na "tecnologia da urna eletrônica" é um insulto à nossa inteligência.

    ResponderExcluir
  2. Desde que que inventaram isso sempre vi as urnas com desconfiança. Mas fizeram muita campanha elogiando a eficiência de nossas eleições e isso iludi o povo brasileiro por muitos anos. Mas aos poucos esse sistema está caindo em descrédito e espero que, para nosso bem, ocorram mudanças. É muito fácil vários políticos da pior espécie se reelegendo e depois colocar a culpa no povo que não sabe votar. O povo sabe votar sim, mas é difícil fazer uma escolha correta em um sistema viciado...manipulado...mentiroso e ardiloso que usa de todas as armas para enganar o povo: pesquisas manipuladas...campanhas ricas...tempo na televisão mal distribuído...etc.
    Agora vem outro perigo por aí...a identificação biométrica...da mesma maneira que vi com muita desconfiança o lançamento da urna eletrônica, também acho que a identificação biométrica PODERÁ ser usada para acabar com o voto secreto. É muito simples em um sistema todo informatizado onde irão fazer nossa identificação eletronicamente e depois pegar a sequencia de votos cruzar com a sequencia de chegada e...BINGO...fim do voto secreto.
    A urna eletrônica é uma votação às cegas pois eu não tenho certeza de nada que meu voto foi verdadeiramente registrado para o candidato que votei...e agora tenho a desconfiança que vão ver em quem eu votei realmente.
    Como dizia muito sabiamente Leonel Brizola: "tudo no Brasil cheira mal", não vejo essa novidade como uma preocupação de melhorar alguma coisa para nosso povo.

    Maj Márcio Garcia, Deus abençoe muito o senhor, feliz 2014.

    BM - 439

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante, mas o que acontece se alguém pegar o papel e alegar ser diferente do seu voto? O mesário poderá conferir, violando o segredo do voto? A alegação será ignorada, invalidando a ideia? Vai anular toda a eleição? Não acho que seja tão simples. Mais vale esperar mais para um resultado confiável em uma urna confiável.

    ResponderExcluir
  4. Nao concordo com o sistema de urnas eletronicas. Somos enganados! Precisamos mudar isso com urgencia!

    ResponderExcluir