domingo, 22 de dezembro de 2013

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS UPPs?



O que está acontecendo nas UPPs? 
Tenho certeza que boa parte da população fluminense está se perguntado sobre isso, considerando os fatos que a imprensa tem noticiado nos últimos meses.
O projeto das UPPs foi apresentado pelo governo Sérgio Cabral como sendo maravilhoso. Os Policiais Militares que trabalhariam nas comunidades carentes teriam uma preparação especial para atuar nesses locais onde as carências são inúmeras. O treinamento foi identificado pela expressão "policiamento de proximidade", palavras que são repetidas em todas as entrevistas concedidas pelas autoridades da área da segurança pública.
Sinceramente, a expressão perdeu inteiramente o sentido após as várias denúncias que passaram a ser publicadas na imprensa, sendo que a de maior repercussão negativa foi o desaparecimento do senhor Amarildo, morador da Rocinha. Policiais Militares treinados em "policiamento de proximidade" estão sendo acusados de tê-lo torturado, matado e ocultado o cadáver.
O caso ainda repercutia na imprensa quando surgiram as denúncias contra Policiais Militares da UPP de Manguinhos, acusados de provocar a morte de um jovem.
Dias atrás um Policial Militar da UPP de Manguinhos foi acusado de ter efetuado um disparo que matou um senhor de mais de oitenta anos.
Hoje, surge outra denúncia: 
"JORNAL O DIA:
23/12/2013 00:08:28 
PMs da UPP São Carlos são presos acusados de roubar mulher 
Moradora afirma que soldados levaram R$ 540 dela após a prisão do filho 
ATHOS MOURA E MARIA INEZ MAGALHÃES 
Rio - Soldados da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos, no Estácio, Tarso Ricardo Macedo Rabello de Mendonça, de 29 anos, e Andrey Pessoa Ross, de 31, acabaram presos sábado à tarde, acusados de roubar uma moradora logo após prenderem o filho dela, Felipe Barbosa de Oliveira, sob acusação de tráfico de drogas. No momento da prisão, houve confusão e tiros foram disparados. A Polícia Civil, em nota, disse que os militares confessaram o roubo. 
Além desse crime, um dos PMs vai responder por abuso de autoridade, lesão corporal e disparo de arma de fogo. Eles já estão presos na Unidade Prisional, antigo BEP, em Benfica. Segundo a vítima contou na 17ª DP (São Cristóvão), ela foi roubada durante revista dos PMs. Felipe tem passagem por uso de entorpecente. A moradora afirmou que estava com R$ 540 (Leia mais)".
Além, disso, os confrontos armados são constantes com traficantes e vários Policiais Militares já morreram e forma feridos.
O que está acontecendo com as UPPs?
Policiar as comunidades carentes é imprescindível, mas está cada dia mais evidente que o projeto está sendo mal gerido e não está alcançando sues objetivos.
É hora de mudar o gestor.

3 comentários:

  1. Muita coisa esta sendo lançado para debaixo do tapete,so uma faxina de verdade pra mostrar a sujeira oculta das upps.

    ResponderExcluir
  2. Aqui temos um vídeo exibido no SBT, reportagem do canal no Rio de Janeiro
    Falando do caso que ainda está em andamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=PtIY3SWMFd4

    Vamos divulgar para que as pessoas saibam de todas as verdades..

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      O vídeo foi publicado.
      Marcio Garcia,

      Excluir