quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Encerramento das provas profissionais/ CBMERJ




Hoje, 14 de novembro, compareci no Quartel Central dos Bombeiros para acompanhar o encerramento das provas profissionais. Sem querer entrar no mérito da viabilidade ou não de se mobilizar obrigatoriamente um efetivo para competir, e muito menos no desfalque no efetivo das unidades que esta atividade causa, compareci ao evento com a única e exclusiva intenção de cumprimentar os bombeiros e manter contato com aqueles que são a maioria dos nossos eleitores. 

Nada mais natural para alguém que exerce um mandato eletivo.

Contudo, mais uma vez, meu acesso ao quartel e aos bombeiros foi impedido pelo comandante geral. Já que seus agentes me impediram de manter contato com os bombeiros no interior do quartel sob alegação de que era determinação do Comandante Geral.

De qualquer forma, eu consegui falar com os bombeiros na rua, e tive a oportunidade de reafirmar minha fidelidade aos bombeiros e aos ideais que mobilizaram todo o efetivo da Corporação.

15 comentários:

  1. Qual seu objetivo, Sr. Vereador? Visitar seu quartel? O que houve que de uma hora para outra, passou a sentir o calor do sangue vermelho-bombeiro nas veias querendo participar da Solenidade de Encerramento das Provas Profissionais 2013? Qual verdadeiro objetivo, se não tentar expor e manchar de alguma forma a Corporação que vc tenta a todo momento fragilizar? Na primeira oportunidade, tentou se aproveitar da situação. Em nenhum momento agiu como um Oficial deveria agir, quando viu sua Casa Vermelhar quase desmoronar. Confundiu Ideais com política (e das mais abjetas), Vocação com trabalho, Dever com obrigação. O Sr. nunca quis estar aqui. Nunca quis nada com nada. Estava apenas aproveitando o momento; o início de cada mês. Vá fazer o seu trabalho (já que não é Vocação). Deixe que nós, Bombeiros Militares, cuidemos dos nossos problemas e criemos nossas soluções. Vá tentar ser feliz. Agora pode apagar essa mensagem, pois é assim que fazem os pudibundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Certamente o Sr. não me conhece, afinal como pode imaginar que eu apagaria uma mensagem como esta. Publico todas as mensagens, favoráveis ou não ao meu trabalho, apenas excluo as ofensivas, mas a sua tem apenas o caráter de crítica construtiva, porque ainda termina me sugerindo um novo caminho a seguir.

      Vou listar as suas perguntas/sugestões e responde-las separadamente.
      1 - Qual o meu objetivo com a visita aos quarteis?
      Exerço um mandato eletivo conquistado por bombeiros que se mobilizaram almejando mudanças na nossa corporação. Meus eleitores são em sua esmagadora maioria Bombeiros e o melhor local para encontra-los é no quartel, então preciso ir aos quarteis para poder manter contato com eles. Eu não vistorio os quarteis, não coloco a prontidão em forma e não apreendo documentos. Eu apenas converso com os bombeiros (oficiais e praças), porque é assim que conheço suas necessidades. Esse é o trabalho que um representante tem que fazer. Sei que é uma novidade para nós bombeiros porque nunca tivemos ao nosso dispor um parlamentar, mas já está na hora de se acostumar, porque agora acordamos para a necessidade de ter representantes e não vamos desistir de avançar nas mudanças que queremos para o CBMERJ.

      2 - O que houve que de uma hora para outra, passou a sentir o calor do sangue vermelho-bombeiro nas veias querendo participar da Solenidade de Encerramento das Provas Profissionais 2013?
      Não sei o que exatamente o que o senhor quis dizer, mas passei toda a minha carreira tirando serviço na prontidão. Fui aspirante em Irajá, tenente e capitão em guadalupe e araruama. Não sei se o senhor tem tempo de serviço para se recordar que as provas profissionais ficaram longos anos distante do calendário do bombeiro. Mas, sinceramente, não sou do estilo atleta olímpico. Nunca gostei de correr, sempre sofri muito com as corridas no tempo de aluno, mas como sou razoável na piscina e na bom barra e subida na corda lisa, nunca precisei me dedicar muito as corridas, que pra mim sempre foram um castigo. Daí o único curso operacional que realizei foi o de Operações com Produtos Perigosos, e só cursei porque me garantiram que não teríamos que ficar correndo todos os dias e centenas que quilômetros, como acontece nos cursos operacionais.

      Excluir
    3. 3 - Qual verdadeiro objetivo, se não tentar expor e manchar de alguma forma a Corporação que vc tenta a todo momento fragilizar?
      Vou te fazer um desafio. Me apresente um momento em que eu tentei fragilizar a Corporação? Mas para essa tarefa o Sr. tem que aprender a separar o Secretário, cmt geral, chefe do EMG e demais integrantes da cúpula do comando do CBMERJ. O sr. precisa entender que os cargos ocupados por pessoas não se confundem com o órgão (CBMERJ). Minhas críticas, raramente feitas, são direcionadas as decisões dos agentes políticos que ocupam esses cargos e não ao órgão (CBMERJ), que é tão vítima destes como os bombeiros e a sociedade. Então quem pode fragilizar ou manchar a Corporação é o Comando dela, e não quem apenas expõe essas decisões danosas.

      4 - Em nenhum momento agiu como um Oficial deveria agir, quando viu sua Casa Vermelhar quase desmoronar. Confundiu Ideais com política (e das mais abjetas), Vocação com trabalho, Dever com obrigação. O Sr. nunca quis estar aqui. Nunca quis nada com nada.
      Ainda estamos muito perto dos acontecimentos para julgar quem estava certo ou errado, mas num futuro próximo a verdade vai aparecer, as mudanças culturais na organização estão acontecendo, silenciosa e gradativa, a consciência dos militares sobre seus direitos avança na direção de um Corpo de Bombeiros mais técnico e forte. Um Oficial deve estar com a sua tropa, deve ser o primeiro a chegar no evento e o último a sair, deve se sacrificar para proteger seus subordinados, defender as necessidades deles como se fossem suas, e fazer tudo isso contra qualquer inimigo, mesmo que ele seja o governador do Estado.

      5 - Vá fazer o seu trabalho (já que não é Vocação). Deixe que nós, Bombeiros Militares, cuidemos dos nossos problemas e criemos nossas soluções. Vá tentar ser feliz.
      Estou fazendo o meu trabalho. Sempre levei muito a serio meu trabalho. Fui comandante de dbm, chefe da manutenção e transporte, chefe de divisao de ensino, de alunos, assessor de informatica, de comunicação social, subcomandante de GBM, instrutor do botinho, instrutor de salvamento, combate a incêndio, legislação, direito penal militar, coordenador de defesa civil, do SAMU, etc etc etc. E em cada uma dessas missões me dediquei integralmente. AGORA, MEU TRABALHO É REPRESENTAR O INTERESSE DOS MEUS ELEITORES.

      *ME PERDOEM PELOS ERROS DE ORTOGRAFIA, MAS NÃO VOU PODER REVISAR O TEXTO AGORA.

      Excluir
    4. AHHHH. JÁ IA ESQUECENDO. MUITO OBRIGADO PELA VISITA.

      Excluir
    5. acho que esse bm,ai deve ser da cupula do cmt geral,deve viver na regalia da babação,ele não deve ter visto o senhor em cima do carro de som no dia da invasão,ele não sabe nem o que é dormir em um colchonete,em jurujuba isso é pura inveja!!!!!!!!!

      Excluir
    6. estas opiniões,contra o senhor vereador e´uma atitude desesperada do cmt geral pois estão vendo que a mudança vai acontecer epra melhorar para os praças e para todos continue assim que esta no caminho certo

      Excluir
    7. Valeu NOSSO VEREADOR! A sua resposta foi ótima embora muito diplomática e educada como o senhor sempre foi. Se fosse comigo eu mandava logo esse PELA SACO tomar no c.

      Excluir
    8. Com certeza seu Padrão de Vida é descomunal com o Pior Salário do Brasil,por isso vem a criticar,pois com certeza é do comando,e está vendo a luz do túnel se apagar na Engenharia,anônimo do dia 14 de Novembro,às 22:02 horas,conhecemos seus comentários,sempre a denegrir e puxando sardinha,para onde estão lhe dando algo em troca,pois deve ser desses que não tem Caráter e nem Personalidade e muito menos busca a Dignidade da Tropa,pois se quer falar mal do Vereador eleito por Bombeiros,Familiares e amigos,se identifique,ou então o recalque lhe convém.Não adianta,denegrir,vá sentir na pele o que foi dormir na Alerj na Manifestação,porém se for criado com vó,é melhor ficar em casa,pois só luta por Justiça,os que são verdadeiramente pisados,humilhados e que não aguentam mais 150 anos de Escravidão,Opressão,Ditadura,Covardia,2014,Bombeiros Militares,temos que mudar o CBMERJ,para acabar com Mordomias para poucos e Chicote e Tronco para a Maioria,está em nossas mãos,ou façamos ou seremos sempre ESCRAVOS NO CBMERJ DOS SENHORES FEUDAIS,OS CORONÉIS.

      Excluir
    9. Será que essas palavras são do Recalcado do Simões e sem palavra,pois disse que se os excluídos voltassem por uma porta ele sairia por outra,se és Cmt Geral e Secretário de Defesa Civil,agradeça ao Cabo Daciolo e todos que se expuseram nas Passeatas,acreditando um dia ver o Cbmerj Digno e decente.

      Excluir
  2. A pergunta que fica é: Do que eles têm medo ?

    ResponderExcluir
  3. vereador, tamo junto,,,, independente de qualquer comentário ou qualquer atitude de pessoas que não estiveram ou não fazem parte do momento politico que passamos desde 2011, isso não mudara a opinião daqueles que procuram a dignidade.
    forte abraço, daciolo dep federal, márcio garci dep estadual..

    ResponderExcluir
  4. é ai Maj o senhor esta de parabéns

    ResponderExcluir
  5. Confundiu Ideais com política?! Pelo amor de Deus, Férias sem gozar, Favorecimento na comercialização de Uniformes, Comercialização de sensação de segurança nas Engenharias dos Quartéis, politicagem de aparência na Operação de Remoção de Cadáveres, SAMU Rio, uma muleta de imagem. E o Senhor quer falar de Ideais. Priorize a tropa senhor, buscar melhorias para a atividade fim é obrigação, Por que ainda fazemos o trabalho que ninguém quer fazer? Por que usar o título de MILITAR para justificar injustiças e desmandos por interesses políticos. Ah é! A política movimenta tudo. Então sejam Ético com a tropa que comandam.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Vereador Márcio Garcia, o Corpo de Bombeiros está com V. Excia, pois as palavras escritas, podemos sentir que são palavras daquele que nutre uma mágoa muito grande no seu âmago contra ti, com certeza o seu futuro é promissor como político e nós que votamos no Senhor, sabemos da sua índole, do seu caráter e da sua honra, pois não se esconde e bota a cara. Parabéns pelo seu trabalho prestado ao CBMERJ, excelente oficial que trabalhou e muitas vezes perdendo folga, eu sou testemunha ocular, para termos um Corpo de bombeiros melhor, parabéns pelo seu trabalho como Vereador amado pela maioria, o futuro a DEUS pertence e o seu já está traçado e eles, àqueles que te pisam hoje, se curvarão diante de ti, anote o que digo, pois a sua posição será maior do a que ocupa nesses dias. DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir