Publicada lei estadual que proíbe uso de máscaras em manifestações no Rio


A lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações políticas no Rio de Janeiro foi publicada hoje (12) no Diário Oficial do Estado. Sancionada pelo governador Sérgio Cabral, a Lei 6.528, regulamenta o Artigo 23 da Constituição estadual. Em seu artigo 2º, a lei estabelece: “É especialmente proibido o uso de máscara ou qualquer outra forma de ocultar o rosto do cidadão com o propósito de impedir-lhe a identificação”.
De um total de 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), 62 estavam presentes e 12 votaram contra. Os parlamentares apreciaram um projeto substitutivo, redigido pelo deputado Bernardo Rossi (PMDB), que modificou o projeto original, dos deputados Paulo Melo e Domingos Brazão, ambos do PMDB.
A lei também obriga o aviso-prévio à autoridade policial sobre a realização de manifestações, sendo que, se o protesto tiver sido marcado pela internet com 48 horas de antecedência, o aviso à polícia ficará dispensado.
Fonte: JB

Vivemos inseridos dentro de um contexto ditatorial dentro do nosso Estado. Tudo precisa ser bem controlado pelo sistema, e quem não andar na linha precisa sofrer as consequências, custe o que custar.
Nas ruas, cidadãos de bem são espancados, presos, aviltados covardemente, e ainda assim, muitos são taxados de vândalos mascarados. A lei acima representa mais uma tentativa de intimidar o povo, que vai para as ruas lutar por justiça, contra toda a corrupção que contamina o nosso Estado.
Sendo assim, estaremos prestes a testemunhar nos próximos atos, cenas no mínimo contraditórias: policias equipados com máscaras e sem identificação em suas fardas, atirando bombas em cidadãos de bem, proibidos por lei de cobrir seus rostos com qualquer coisa que lhe confiram alguma proteção.