terça-feira, 19 de março de 2013

Burocracia e descaso são mazelas da Região Serrana


Plano de R$ 60 milhões com verba do PAC está parado desde o ano passado. Remoções não acontecem.





RIO — Os problemas enfrentados pelos moradores da Serra não são inéditos ou imprevisíveis. Segundo especialistas em tragédias como as dos temporais de verão, a morte por deslizamentos é uma cruel conjugação entre a burocracia para a liberação de recursos para obras e a covardia de prefeituras que não querem perder politicamente removendo milhares de moradores de áreas de risco. Foi o caso de Petrópolis. Um plano de contenção de encostas, aprovado desde o ano passado, no valor de R$ 60 milhões — que beneficiaria pelo menos a população do Quitandinha, Alto da Serra, Morin e Bingen, quatro áreas atingidas pelas chuvas do último fim de semana —, não foi à frente e agora, depois de a tragédia anunciada se concretizar, instalou-se no município um disse que disse sobre qual foi a responsabilidade do último e do atual governo por sofrimento e mortes. Os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), via Ministério das Cidades, são liberados pelo governo estadual mediante a apresentação dos projetos para a realização das concorrências e contratações. A prefeitura foi inoperante e não retirou das áreas de risco milhares de pessoas.
O presidente da Comissão das Chuvas de Petrópolis, vereador Silmar Fortes (PP), disse que o plano foi entregue no início do semestre passado. Ele prevê obras de contenção em 14 áreas, do Quitandinha à Floresta. Haveria detalhes como o número de famílias beneficiadas e o tipo de obra para cada localidade. Nesta terça-feira, será realizada uma reunião da comissão, na Câmara, para discutir, entre outras coisas, a demora na adoção dos procedimentos administrativos para que projetos essenciais saíssem do papel.

Enquanto isso quem vai pagando a conta com preço altíssimo é a população, que sofre com a perda de suas humildes casas, e com a vida de  familiares. 
Lamentável....



Um comentário:

  1. ATENÇÃO COMPANHEIROS !!!!!
    ESTAREMOS INDO DOMINGO AS 07:30 A PÉTROPOLIS PARA DAR AUXILIO AOS DESABRIGADOS DAS CHUVAS
    QUEM PUDER DOAR ATÉ SABADO :
    ROUPAS E CALÇADOS ,ALIMENTOS NÃO PERECIVEL,AGUA MINERAL,MATERIAL DE LIMPEZA,HIGIENE PESSOAL ,BRINGUEDOS ...............
    QUEM PUDER PARTICIPAR TAMBEM INDO JUNTO AVISAR .
    TEL 21 87704767 - 33366730-84842874
    RUA DOUTOR CLEMENTINO DO MONTE nº 36 NO
    GRUPO DE RESGATE ANJOS DA VIDA

    ResponderExcluir