terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

REPERCUSSÃO DA PRISÃO DO CORONEL DOS BOMBEIROS


Deputado do Rio prende coronel dos bombeiros e denuncia espionagem

Encontro de parlamentares do PSOL e do PR com grupo de policiais e bombeiros termina em confusão. Oficial do serviço reservado que filmava o encontro foi detido por seguranças do Legislativo

Pâmela Oliveira e Cecília Ritto, do Rio de Janeiro
O Quartal Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no centro da cidade
O Quartal Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no centro da cidade (Michel Angelo/2008)
Uma reunião entre bombeiros, policiais militares e deputados terminou em confusão no fim da tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Um grupo de cerca de 100 militares e suas famílias reunia-se com os deputados Marcelo Freixo e Janira Rocha, do PSOL, e com Geraldo Pudim e Clarissa Garotinho, do PR. Em pauta: a PEC 300, que estabelece patamares únicos de remuneração para policiais e bombeiros em todo o país, e a anistia dos líderes grevistas de 2012. A confusão começou quando, ao fim do encontro, Pudim e os militares foram para o Palácio Tiradentes, onde fica o plenário da Alerj. O parlamentar afirma ter visto que homens à paisana fotografavam o grupo, posicionados nas escadarias e ao redor do Palácio Tiradentes.
Pudim deu voz de prisão a um coronel dos Bombeiros identificado como Jorge Benedito. Ele seria, segundo o deputado, o líder do grupo que captava imagens. “Percebi uma movimentação estranha e identificamos 32 agentes da P2 e do B2 (serviços reservados da PM e dos Bombeiros). A Alerj estava cercada por Arapongas. Perguntei o motivo das fotos, mas o coronel só me disse que estava trabalhando. Dei voz de prisão”, disse Pudim. “Chamei a polícia. Eles serão levados para a 5ª DP)”, disse.
De acordo com Pudim, agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia estão sendo vistos na Alerj já cerca de uma semana. "Eles querem identificar os militares que denunciam os abusos que acontecem nos quartéis. E a assembleia não pode ser conivente com isso".
O coronel e um subordinado estão detidos por seguranças da Alerj. Um tenente-coronel da PM foi à Assembleia para uma reunião na sala da presidência da Casa. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Corpo de Bombeiros negou que alguém da corporação tenha sido preso, e deu sua versão para o ocorrido: "Uma equipe de militares do serviço de inteligência estava do lado de fora da Alerj monitorando os acontecimentos, de modo a subsidiar estratégias que evitem manifestações radicais contra a instituição e contra a sociedade". Também procurada pelo site de VEJA, a comunicação da Polícia Militar não se manifestou.
O líder da greve dos bombeiros no Rio de Janeiro, Benevenuto Daciolo, em 2011, integrava o grupo que foi à Alerj conversar com parlamentares. Daciolo foi expulso da corporação por ter organizado uma série de protestos no estado, entre eles a invasão ao Quartel General, e por ter sido acusado de incitar o movimento grevista de fevereiro de 2012. Na ocasião, o cabo foi flagrado em escutas telefônicas combinando a nacionalização do movimento da categoria comMarco Prisco, então líder da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia. Daciolo foi levado para a 5º DP(Centro).
Na semana passada, o site de VEJA mostrou que os Bombeiros espionam facebook e e-mails de militares para identificar e prender os que criticam a corporação. Na última segunda-feira, um grupo de 20 bombeiros foi preso por discutir pelo facebook e e-mails pessoais questões consideradas internas pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Revista Veja

O tratamento ditatorial dispensado aos nossos bombeiros  por alguns "chefes", pode estar com os dias contados. Todo cidadão de bem é livre para ir e vir,  para manifestar-se. A estratégia da corporação, em mais uma vez tentar intimidar os militares, com a presença de inúmeros agentes munidos de câmeras, em tom  de ameça, causou justa indignação em todos os que foram alvos das lentes e naqueles que presenciaram o ato de repressão. Parabenizamos o Deputado Geraldo Pudim pela sua iniciativa, que certamente contribuirá para o fim destes episódios lamentáveis.

15 comentários:

  1. sera que agora os chefinhos,vão para com a covardia e os puxa sacos(b2 e p2) irão tomar vergonha e vão usar a massa cinzenta e chegar a seguinte conclusão: ate eles irão receber a pec 300.

    ResponderExcluir
  2. pô..eles não dizem, e tmb sabemos que falta efetivo na atividade fim. Pega esse pessoal da b2 e coloca tudo na fileira, garanto que forma pelo menos uma ala na maioria dos quarteis.

    ResponderExcluir
  3. sera que agora os chefinhos,vão para com a covardia e os puxa sacos(b2 e p2) irão tomar vergonha e vão usar a massa cinzenta e chegar a seguinte conclusão: ate eles irão receber a pec 300.

    ResponderExcluir
  4. Meu DEUS até quando vai perdurar essa situação? Só poque um trabalhador[herói],resolve pedir dignidade...
    que a século nós estamos.Nos ajude por favor queridos e respeitados parlamentares....

    ResponderExcluir
  5. Amei esta reportagem!!!Justiça seja feita.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Tenho certeza que independente de posto ou graduação, se for mal bombeiro o vereador irá escrachar. Quem já teve a oportunidade de trabalhar com ele sabe o que estou falando... ele é humano, pode até errar mais seu alvo é a justiça.
    podem crer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTOU AQUI SENTO PERSEQUITO PELO O MEU COMANDO EM PARATY 1/26

      Excluir
  8. Pau mandado é um problema.Depois serão beneficiados junto a toda corporação pela luta de seus colegas.São simplesmente um BANDO!bando de pucha sacos, medíocres e fedorentos.Conheço muitos deles e são uns mortos de fome que pensam que são investigadores com revolveres enferrujados na cintura.São uns merda!

    ResponderExcluir
  9. ...que possamos reivindicar nossos aumentos sem agredir ninguém, não se paga mal com mal, e não nos cansemos de fazer o bem. Tudo que o homem semear isso também ceifará, ou seja, tudo que plantarmos colheremos ! Vida Alheia e Riquezas salvar ! Deus é Fiel !

    ResponderExcluir
  10. VEREADOR! JÁ QUE ELES DIZEM QUE NAO HOUVE PRISÃO, BOTA O B.O AI NO SEU BLOG, PORQUE DAI NÃO HAVERÁ DUVIDAS.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, já vem acontecendo a muito tempo. O indivíduo faz concurso para ser bombeiro e muitas vezes, nunca participou de um salvamento ou algo pertinente a atividade de bombeiro, não sabe nem o que significa ser BOMBEIRO de verdade e já se esconde numa 2ª seção, se achando o James Bond, sem necessidade tendo em vista que, quem faz concurso para ser bombeiro, com certeza, não é gente de má índole. Ser bombeiro é ser do bem. Vamos colocar essa "garotada" para conhecer um ABS, um APM, um ABT, combatendo fogo no mato, leva eles lá no "Roncador", ou em Itacoatiara, para eles verem de perto um salvamento no mar. Brincar de ser bombeiro é mole. Fotografar é para fotógrafo, espionar é para espião. Vamos fazer valer o nosso lema, VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR. EM QUALQUER TEMPO A QUALQUER HORA EM QUALQUER MAR.

    ResponderExcluir
  12. Na guarda municipal do rio tambem possui g2.Sera que un]m serão presos?

    ResponderExcluir
  13. Agora o poste urina no cachorro, ou seja, os safados perseguem homens que, na Lei, solicitam dignidade. Com certeza esses safados que cumprem tais ordens, ganham algo em troca. E não é dignidade, pois suas famílias não os olham com orgulho. Juntos somos fortes, pra vencermos esses canalhas!

    ResponderExcluir
  14. ESSES ARAPONGAS DE ARAQUE, NÃO PASSAM DE UNS IMBECIS, QUE SE ACHAM AGENTES SECRETOS. ACHO QUE ELES DEVERIAM É ESTAR CORRENDO PARA FOGO,POIS , SABEMOS QUE ESSES TRASTES SE ESCONDEM DO SERVIÇO DE PRONTIDÃO. FALTA BM EM TODAS AS UNIDADES ,COLOQUE ESSES ARAPONGAS PARA ANDAREM FARDADOS E APAGAREM FOGO E EFETUAREM SALVAMENTOS. PARABÉNS AO DEPUTADO PUDIM , PELA INICIATIVA DE PRENDER ESSES VILÕES DA DEMOCRACIA. ELES MANDAM PRENDER SEUS SUBORDINADOS POR ESTAREM QUERENDO MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE,MAS , QUANDO RECEBEM OS REAJUSTES ORIUNDOS DOS MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, NENHUM DELES DEVOLVE SEUS REAJUSTES SALARIAIS AOS COFRES PÚBLICOS, JÁ QUE NÃO CONCORDAM COM A INICIATIVA DOS MOVIMENTOS ,NÃO DEVERIAM ACEITA-LOS. ISSO SERIA JUSTIÇA. O QUE NA VERDADE QUEREM É MANTER SEUS CARGOS ESQUECENDO-SE QUE VESTEM A MESMA FARDA E QUE PASSAM OU JÁ PASSARAM OS MESMOS PROBLEMAS QUE SEUS SUBORDINADOS. ESSES CARAS SÃO VERDADEIROS JUDAS ISCARIOTES DAS CORPORAÇÕES.

    ResponderExcluir