Primeiro dia de trabalho! Amanhã tem mais... VEJA O VÍDEO ATÉ O FIM.






    O SR. MARCIO GARCIA – Sr. Presidente, Srs. Vereadores, boa tarde. Primeiramente, vou me apresentar: sou Marcio Garcia e fui eleito a partir da mobilização dos bombeiros, para construir um projeto político de valorização da categoria e de defesa desses servidores tão importantes para a nossa sociedade. 

    Sou bombeiro, ainda. E, claro, vou trazer para a Câmara Municipal a preocupação sobre um tema que vinha sendo ignorado e desrespeitado pelo Legislativo Municipal, muito mais por falta de alguém que pudesse levantar e defender essa bandeira do que por falta de interesse dos nobres Vereadores.Mas acidentes como a explosão de GLP do Restaurante Filé Carioca, o incidente ocorrido no mercado em Irajá, que também tirou vidas de pessoas, os tantos bueiros que explodiram pela cidade, e, por fim, o trágico incidente na Boate Kiss, na Cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, nos dão a certeza de que algo de errado acontece nesse circuito, que envolve o empresário que deseja explorar um atividade econômica e os órgãos que deveriam fiscalizar e garantir que a população que frequenta esses espaços o faça com segurança.

    Fiquei muito feliz, esta semana, ao acompanhar várias noticias na mídia que dão conta da mobilização do Ministério Público para investigar, finalmente, o envolvimento de oficiais do Corpo de Bombeiros com empresas que prestam esses serviços aos empresários, - empresas que legalizam os projetos, que vendem os extintores e fazem instalações dos equipamentos de segurança.

    De imediato, iniciei uma busca por denúncias para poder facilitar o trabalho do Ministério Público e municiá-lo das informações necessárias, para que, de uma vez por toda, a gente dê um passo para o desmascaramento dessa máfia que opera dentro dos quartéis de bombeiros.

    Já colhi mais de 30 denúncias e estou apoiando o Ministério Público na apuração dessas informações, mas, como o tempo é curto, e para que sirva de “degustação” e ative o interesse da Casa para o assunto, trouxe informações que dão conta de que o Tenente-Coronel Ronaldo Araújo de Barros tem uma empresa no nome da mãe dele, Sra. Célia Araújo de Barros, que é acionista majoritária, com 99% das cotas da empresa, chamada Ocean Front Manutenção e Conservação, a Ocean Service. O outro 1% é ocupado pelo Sr. Sérgio Afonso Rodrigues Pinheiro, que também é administrador de outras duas empresas, - a Pool Rescue e a Master Pool Conservação de Piscinas.

    E, observem que curioso: além de ter a mãe com 99% - e é bom deixar claro que isso é ilícito, porque a lei proíbe o envolvimento direto de qualquer parente que tenha empresa de serviços relacionados à atividade de bombeiro, e além disso é imoral. Como pode um oficial do Corpo de Bombeiros, que deveria atuar na fiscalização, fiscalizar a empresa da própria mãe? Como ele vai fiscalizar a empresa de seu próprio irmão? Ele não vai fiscalizar essas empresas!

    Para facilitar nossa compreensão, o Coronel Ronaldo tem um email pessoal, que é “ronaldo@poolrescue.com.br”. Nem teve o cuidado de fazer um email com nome diferente do da empresa que ele indiretamente dirige ...
    Então, senhores, coisas como essas que acabei de mostrar são muito mais comuns do que deveriam ser.

    E o pior disso tudo é que esse Coronel Ronaldo Araújo de Barros não é ninguém mais, ninguém menos que um dos servidores que trabalham diretamente com o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Sérgio Cortes. E aí eu poderia listar outros dois nomes como, por exemplo, o Coronel Alcântara e o Coronel Jerry que, sabidamente, atuam indiretamente em empresas e são os braços direitos do hoje Secretário de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Sérgio Simões.

    Agora, estou me deleitando com o prazer de ver o Ministério Público finalmente entrar nos Quartéis e estar se defrontando com essa informação e, finalmente, eu vou poder colaborar desmascarando essa máfia que atua nos Quartéis e que envolve, inclusive, a alta cúpula de comando do Corpo de Bombeiros.

    Senhores, muito obrigado pela atenção e espero que eu tenha convencido os senhores da importância do tema e, nesse sentido, já propus a criação de uma Comissão Permanente de Defesa Civil. Quero agradecer o apoio dos vereadores e principalmente o apoio do Presidente da Casa, Sr. Vereador Jorge Felippe, que entendeu a importância do tema e que em breve nós tenhamos uma comissão trabalhando exclusivamente com esse tema, debruçando-se diariamente sobre essa questão, garantindo que a população do Rio de Janeiro possa freqüentar bares, restaurantes, shoppings e cinemas com a garantia de que as normas de segurança estejam sendo cumpridas com total segurança.

    Muito obrigado, Senhores, pela atenção
 
CONTINUEM ENCAMINHANDO AS DENÚNCIAS!!!
 
VAMOS FAZER UMA FAXINA NO CBMERJ!!!