Corpo de Bombeiros do Estado do Rio inicia o Projeto Botinho 2013




Marcelo Horn / Divulgação.




O corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro deu inicio, esta semana, ao Projeto Botinho, colônia de férias que a instituição promove todo verão há 30 anos. O projeto existe desde 1964, mas foi coordenado durante 19 anos pela Polícia Civil. O projeto está em sua 30ª edição e possui 30 núcleos em todo o estado. Este ano cerca de 10 mil crianças, com idades de 7 a 17 anos vão participar do projeto em todo Estado.
Os participantes têm atividades diárias na praia, durante todo o mês de janeiro, com foco principal no aprendizado sobre o mar, para evitar afogamentos.
O 3º Grupamento Marítimo (G-Mar), em Copacabana, conta este ano com cerca de 150 participantes. Segundo o tenente-coronel Marcelo Pinheiro, comandante do 3º G-Mar e diretor do Botinho, o projeto ajuda a reduzir as estatísticas de afogamento, que chegaram a níveis alarmantes no final de 2012 e início de 2013. Entre 29 de dezembro e 1º de janeiro, foram realizados mais de 3 mil salvamentos nas praias do Estado do Rio, sendo 600 só em Copacabana.“O projeto é recreativo, mas sobretudo preventivo. As crianças são multiplicadores do conhecimento que adquirem aqui”, explicou.
Durante quatro semanas os participantes aprendem com os militares noções de preservação do meio ambiente, cuidados para não se afogar, noções de salvamento e primeiros socorros e orientações em relação às condições do mar.


Fonte: Jornal Ururau online


Mais uma etapa deste projeto maravilhoso ministrado por heróis, que após todo empenho necessário a cada aula do Botinho, ainda assumem seus postos de serviço nas praias até o final de uma dura jornada de trabalho típica de verão. Estes profissionais precisam ser  reconhecidos e valorizados. Que Deus continue abençoando a todos os Bombeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas